Mostre quem tem poder

É hora de mostrar quem tem poder.

Quando o cachorro puxando a guia desafia você, um bom exemplo do que se pode fazer agora é parar de andar. Isso significa que se o cachorro te puxar, deixe-o saber que ele só pode andar a partir do momento em que você anda, ou seja, essa é uma forma de dar autoridade, isso é muito positivo.

Não importa quantas vezes você tenha que parar, o importante é que seu cão reconheça a diferença e entenda que você é a pessoa no poder. E quando ele perceber que não pode andar sem você, gradualmente ajustará a mensagem ao fato de que você está no comando.

cachorro puxa a coleira

Outra maneira é mudar a direção toda as vezes que sentir a guia tencionada como forma de frustação. Quando é uma cachorra a situação fica mais fácil, pois o macho tem alguns hábitos difíceis de se livrar, por predominância sexual.

Como mencionado anteriormente, o treinamento é definitivamente uma das maneiras mais saudáveis de ensinar seu cão.

Existem dois métodos que você pode tentar:
Uma forma é compensar cada vez que o cão faz algo certo: quando ele deixa de tencionar a guia, você o recompensará com biscoitos, ração ou pode ser com apenas carinho, tudo isso é muito positivo, no entanto, não é tão fácil quanto você imagina, essa técnica pode demorar um pouco até que comece a associar recompensa  a guia frouxa.

 

cachorro puxando a coleiraTem adestradores que utiliza o método clicker de adestramento, que basicamente faz o cão entender como um sinal quando você emite um som.

Neste caso, você emitirá um determinado som toda vez que o cão deixar a guia solta e consequentemente, presenteie com uma recompensa.

Técnica do “burro e da cenoura” Esta técnica parece ofensiva, mas não é, basicamente ela consiste em você oferecer petiscos ao cachorro de forma equilibrada durante o percurso, segurando-os em frente ao focinho deles.
É como se eles tivessem de seguir a comida para consegui-la. E o seu trabalho é manter o alimento a uma distância que seja coerente para que o cão não puxe a coleira.

A cada pequenos intervalos de tempo, você poderá recompensar o cão com um biscoito, com o tempo, ele condicionará a mensagem e passará a caminhar somente a determinado espaço de você, ou seja, torna o processo de ensinamento muito prático para o animal.

Você precisará de calma. Ensinar um cão não é fácil.
Mesmo um cão adestrado, muitas vezes requer tempo para que adquira o condicionamento necessário de comportamento.

Por isso, você precisa manter a calma e a tranquilidade. Lembre-se que ele é um animal e não possui a racionalidade humana. Assim sendo, dê tempo ao cachorro para que ele consiga aprender e se adequar as situações.

Não force, não brigue, não ofenda-o e muito menos use da violência. Isso só vai piorar o comportamento de seu cão. Seja sempre moderado.

Lembre-se se achar que não consegue sozinho, é hora de chamar um profissional, pois o processo de correção de traumas e muito mais demorado do que o de apenas ensinar.